POR MOMENTOS ACHEI QUE ERA EU QUE ESTAVA A FICAR VELHO...
...agora sei que são os agentes que estão cada vez mais novos.
Caeiro, também aqui, é o mestre. Este blogue é mantido por Possidónio Cachapa e todos os que acham por bem participar. A blogar desde 2003.
27 de fevereiro de 2007
21 de fevereiro de 2007
20 de fevereiro de 2007

Alberto J. Jardim faz o habitual número da chantagem. Não precisava dele. A atentar pelo cortejo carnavalesco do Funchal que não se poupou a invectivar os "cubanos" por os "terem roubado", já dava para perceber que a amestragem continua a funcionar. O homem agita o osso e os seguidores saltam. Enfim. Também se fala do "povo madeirense", que é uma coisa que me faz confusão, já que não ouço falar do "povo transmontano", nem do "povo ribatejano" e estamos todos debaixo da mesma bandeira.
Esta demissão do pequeno e alarve ditadorzeco deveria servir como uma oportunidade para o "povo madeirense" dar uma a volta que lhe falta no seu desenvolvimento: atingir a democracia. Ainda que viver em democracia signifique partilhar a luta e as dificuldades do resto do território nacional. Mas, a atentar no que tenho ouvido, não acredito que seja desta que a lucidez ali chegue.
16 de fevereiro de 2007
O CORSÁRIO IMPLACÁVEL
O ciber-governador da Califórnia e o seu ajudante Jackie-Passepartout-Chan atacam sem piedade o tenebroso mundo dos dvds piratas, lol! AQUI
O ciber-governador da Califórnia e o seu ajudante Jackie-Passepartout-Chan atacam sem piedade o tenebroso mundo dos dvds piratas, lol! AQUI
14 de fevereiro de 2007
12 de fevereiro de 2007
SIM
Pelo menos três tentativas depois, desde o início da democracia em Portugal, o "Sim" à despenalização do aborto venceu. Separamo-nos assim da Polónia e da Irlanda, os nossos parceiros europeus na promoção do aborto clandestino.
Helàs para as forças mais hipócritas da sociedade portuguesa!
Mas não se iludam os que se alegraram ontem. Muitos vão ser os que vão boicotar o processo e a aplicação da lei, nesta primeira fase. Vamos saber de casos de médicos e outros técnicos de saúde que driblarão as doentes de maneira a que o prazo legal seja ultrapassado e elas fiquem sem recurso. Outros vão ter atitudes moralmente superiores ao receber quem decidiu que não podia levar aquela gravidez para a frente. E isso vai causar sofrimento. Mas sempre foi assim. Antes que as águas sosseguem é preciso que a lama se levante do mais fundo da condição humana.
Pelo menos três tentativas depois, desde o início da democracia em Portugal, o "Sim" à despenalização do aborto venceu. Separamo-nos assim da Polónia e da Irlanda, os nossos parceiros europeus na promoção do aborto clandestino.
Helàs para as forças mais hipócritas da sociedade portuguesa!
Mas não se iludam os que se alegraram ontem. Muitos vão ser os que vão boicotar o processo e a aplicação da lei, nesta primeira fase. Vamos saber de casos de médicos e outros técnicos de saúde que driblarão as doentes de maneira a que o prazo legal seja ultrapassado e elas fiquem sem recurso. Outros vão ter atitudes moralmente superiores ao receber quem decidiu que não podia levar aquela gravidez para a frente. E isso vai causar sofrimento. Mas sempre foi assim. Antes que as águas sosseguem é preciso que a lama se levante do mais fundo da condição humana.
8 de fevereiro de 2007
MOCIDADE, MOCIDADE
Nunca pensei ver o dia em que Salazar seria votado pelos portugueses como "uma figura notável".
E contudo era mais do que previsível. O Tempo tudo faz esquecer aos mais velhos. E os mais novos imaginam-se os seus inventores.
Fica para trás o país amordaçado, os escritores que eu conheço que foram presos e torturados, a fome e a ignorância que consumiram a geração dos meus avós e encheram a dos meus pais de marcas físicas e morais. Para trás fica a compreensão do porquê de não registarmos as queixas nas repartiões públicas, de aturarmos o comportamento arrogante de políticos e de acharmos que isto é mau para nós porque na verdade não pode ser bom para todos.
Enquanto escrevo isto, penso na dor que me causou levar reguadas na escola diante da figura do Craveiro Lopes. E no ar desorientado do professor primário quando estourou o 25 de Abril e percebeu que isto agora, se calhar tinha que lá ir com inteligência...
Nunca pensei ver o dia em que Salazar seria votado pelos portugueses como "uma figura notável".
E contudo era mais do que previsível. O Tempo tudo faz esquecer aos mais velhos. E os mais novos imaginam-se os seus inventores.
Fica para trás o país amordaçado, os escritores que eu conheço que foram presos e torturados, a fome e a ignorância que consumiram a geração dos meus avós e encheram a dos meus pais de marcas físicas e morais. Para trás fica a compreensão do porquê de não registarmos as queixas nas repartiões públicas, de aturarmos o comportamento arrogante de políticos e de acharmos que isto é mau para nós porque na verdade não pode ser bom para todos.
Enquanto escrevo isto, penso na dor que me causou levar reguadas na escola diante da figura do Craveiro Lopes. E no ar desorientado do professor primário quando estourou o 25 de Abril e percebeu que isto agora, se calhar tinha que lá ir com inteligência...
7 de fevereiro de 2007
A MISÉRIA QUANDO NASCE É QUASE PARA TODOS
Duas boas notícias: os bancos privados aumentaram os lucros em mais de 30%, no momento da maior crise económica, e também ficámos a saber que há pelo menos 9000 portugueses que têm mais de um milhão de euros na conta (em Portugal, claro. Faltam os outros que têm a maior parte em offshores...).
Fico contente de saber que apesar de todas as pessoas que eu conheço não terem dinheiro suficiente para chegar ao fim do mês, ainda há quem se governe.
Antes assim!
ps: por certo que esses mesmos bancos devem ter ficado felizes com a nova medida governamental que vem decretar o fim da mama da retenção dos cheques por vários dias. Aquela coisa do "tomem lá o cheque que recebi e, se fizerem favor, libertem-no para a semana", tem os dias contados.
Duas boas notícias: os bancos privados aumentaram os lucros em mais de 30%, no momento da maior crise económica, e também ficámos a saber que há pelo menos 9000 portugueses que têm mais de um milhão de euros na conta (em Portugal, claro. Faltam os outros que têm a maior parte em offshores...).
Fico contente de saber que apesar de todas as pessoas que eu conheço não terem dinheiro suficiente para chegar ao fim do mês, ainda há quem se governe.
Antes assim!
ps: por certo que esses mesmos bancos devem ter ficado felizes com a nova medida governamental que vem decretar o fim da mama da retenção dos cheques por vários dias. Aquela coisa do "tomem lá o cheque que recebi e, se fizerem favor, libertem-no para a semana", tem os dias contados.
DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE... NÃO
Ao menos o medo da vitória do Sim já fez os partidários do lado oposto inflectir a posição. Passaram da ideia de que uma mulher que aborta é uma valdevina que merece ir para à prisão depois de se ter esvaído em sangue na Emergência de um hospital, para uma valdevina que merece sofrer os desaires dos consultórios de vão-de-escada, mas a quem basta apenas humilhar com ficha na polícia.
Deve ser o surgimento do que se costuma chamar "sentimento cristão".
Ao menos o medo da vitória do Sim já fez os partidários do lado oposto inflectir a posição. Passaram da ideia de que uma mulher que aborta é uma valdevina que merece ir para à prisão depois de se ter esvaído em sangue na Emergência de um hospital, para uma valdevina que merece sofrer os desaires dos consultórios de vão-de-escada, mas a quem basta apenas humilhar com ficha na polícia.
Deve ser o surgimento do que se costuma chamar "sentimento cristão".
5 de fevereiro de 2007
PORQUE VOU VOTAR "SIM"
Porque sou obrigado. Porque esta deveria ser uma questão colocada apenas às mulheres em idade fértil e não aos homens. Quem carrega no seu interior durante nove meses e para o resto da vida no exterior um filho são apenas as mulheres. Mas já que tantos se empenham em continuar a manter as mulheres à rédea curta, debaixo do pezinho da lei, cabe-me a mim estar do outro lado.
E, sobretudo, porque a gravidez não prevista ACONTECE. Mesmo entre gente esclarecida e cautelosa. E quando tal sucede, é preciso decidir se temos coração e coragem para acolher mais um ser neste penoso vale onde vivemos. E, às vezes, a resposta é não.
Porque sou obrigado. Porque esta deveria ser uma questão colocada apenas às mulheres em idade fértil e não aos homens. Quem carrega no seu interior durante nove meses e para o resto da vida no exterior um filho são apenas as mulheres. Mas já que tantos se empenham em continuar a manter as mulheres à rédea curta, debaixo do pezinho da lei, cabe-me a mim estar do outro lado.
E, sobretudo, porque a gravidez não prevista ACONTECE. Mesmo entre gente esclarecida e cautelosa. E quando tal sucede, é preciso decidir se temos coração e coragem para acolher mais um ser neste penoso vale onde vivemos. E, às vezes, a resposta é não.
Subscrever:
Mensagens (Atom)